Giovani e o Futebol de sete


ESTE É NOSSO ALUNO QUE JOGA ESTA MODALIDADE DE FUTEBOL: O FUTEBOL DE SETE
Giovani Henrique Lira Galmacci

Vamos saber um pouco mais sobre esta modalidade?
Em 1978 surgiu o futebol de 7 para paralisados cerebrais. Foi na cidade de Edimburgo, na Escócia, que aconteceram as primeiras partidas. A primeira Paraolimpíada em que a modalidade esteve presente foi em Nova Iorque, em 1984. Em Barcelona (1992), o Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos e ficou em sexto lugar. Na Paraolimpíada de Atlanta (1996), a seleção brasileira ficou em penúltimo lugar na classificação geral. Quatro anos depois, em Sidney, virou o jogo e conquistou o terceiro lugar geral. Nos Jogos Paraolímpicos de Atenas (2004), o Brasil se superou mais uma vez e conquistou a medalha de prata, deixando para trás potências como a Rússia, Estados Unidos e Argentina.
O futebol de sete é praticado por atletas do sexo masculino, com paralisia cerebral, decorrente de seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol. Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 15 minutos. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão. Os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral e não usam cadeira de rodas. No Brasil, a modalidade é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Classificação
Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento físico. Quanto maior a classe, menor o comprometimento do atleta. Durante a partida, o time deve ter em campo no máximo dois atletas da classe 8 (menos comprometidos) e, no mínimo, um da classe 5 ou 6 (mais comprometidos). Os jogadores da classe 5 são os que têm o maior comprometimento motor e, em muitos casos, não conseguem correr. Assim, para estes atletas, a posição mais comum é a de goleiro. Vale lembrar que a paralisia cerebral compromete de variadas formas a capacidade motora dos atletas, mas, em cerca de 45% dos indivíduos, a capacidade intelectual não é comprometida
Agora um pouco da História deste aluno brilhante:
Givani fazendo o que mais gosta
.
 Nascido na cidade de Sorocaba em 13 de maio de 1995, portador de "PC" Paralisia Cerebral, sua coordenação motora esquerda, braço e perna, foi afetada, está hoje com 18 anos.
Relato da mãe:
"Eu como mãe percebia algo de diferente, mas não sabia o que era, Giovani encontrava dificuldade para falar, andar e  enxergar, os médicos diziam que era normal, que algumas crianças demoravam mesmo para andar, falar e quanto à visão que ele era desatento e que também eu era mãe de primeira viagem. Apesar das dificuldades percebi que ele era um garoto muito feliz, mas só se interessava pela bola".
Giovani e seu Time

"O futebol era muito forte e presente em sua vida, aos sete anos já se encontrava jogando futebol com outros garotos no campinho próximo à nossa casa. Seu amor era tão grande que rompia todas as barreiras. Começamos a percorrer vários médicos e fazer vários tratamentos".
Giovani treinando

"Em 2010 ele teve uma oportunidade, através de seu professor de Educação Física, Jorge Wilson M. Viana, de participar de uma paraolimpíada escolar. A partir daí os horizontes se abriram. Lá mesmo conheceu o professor Erasmo Ferreira, que o convidou para fazer parte de um time, em Suzano, onde está até hoje. Viaja todos os finais de semana para treinar e já está participando de sua quarta paraolimpiada".
Giovani sendo entrevistado

"Treina muito durante a semana, já participou de várias escolas de treinamento, participou de vários campeonatos no Rio de Janeiro, em São Paulo e está ultimamente no time Itaquá, com o professor Erasmo Ferreira da Trindade. Num destes jogos foi observado e convidado a participar da Seleção Brasileira Paraolimpiada, onde ficará em concentração em outubro, em treinamento junto com o time que jogará na Argentina. A concentração será em Águas de Lindóia-SP"
Giovani feliz da vida
.
"Lembrando que o Giovani é o único convocado do Estado de São Paulo para a Seleção Brasileira Paraolímpica e participará de vários campeonatos disputando com outros países".
O diretor da Escola Wanda Costa Daher Renato Moreira de Lima, a coordenadora Raquel Molina, a aluna Pamela que seguiu ao México em julho/2013, para um intercâmbio de um ano, o Giovani, sua Mãe Cristiane e o Professor de Educação física que o introduziu no esporte Jorge Wilson.
Todos dando a maior força.

PARABENIZAMOS O GIOVANI POIS ELE AGORA JUNTO COM SUA EQUIPE FOI:

  campeão Parapan-Americano com a Seleção Brasileira na Argentina,

na modalidade futebol de sete.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário