domingo, 15 de junho de 2014

PROJETOS DE LEITURA DESENVOLVIDOS NA SALA DE LEITURA - 2º BIMESTRE PROFª. SÍLVIA



PROJETOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE LEITURA COM NOSSOS ALUNOS DAS 5ª, 6ª, 7ª SÉRIES DO PERÍODO DA TARDE,  DURANTE O  2º BIMESTRE/ 2014 - PROFESSORA SÍLVIA


PROJETO : MEMÓRIAS DA EMÍLIA de Monteiro Lobato

PÚBLICO-ALVO : 6ªsérie B, período da tarde.
OBJETIVO GERAL : Homenagear Monteiro Lobato e o Dia do Livro Infantil.
OBJETIVO ESPECÍFICO : Estimular o aprendizado, a criatividade e o gosto pela literatura infantil, despertando nos alunos o mundo mágico da imaginação, através da leitura.
 DESENVOLVIMENTO :   - Leitura do livro em voz alta feita pela professora;
- Roda de leitura, nas quais os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois compartilhar as impressões sobre o que leram;
- Produção de Ficha de Leitura onde os alunos resgatam a ideia principal do livro, analisam, criticam, julgam e posicionam-se buscando uma melhor compreensão oral e escrita;
- Ilustração de personagens contidos no livro lido.
AVALIAÇÃO : A avaliação é realizada a partir da observação, do interesse, participação e  das atividades realizadas pelos alunos.



PROJETO: BOM DE BOLA

PÚBLICO-ALVO : 7ªsérie D e E, do período da tarde.
OBJETIVO GERAL : O mundo do futebol é o tema das pequenas aventuras que giram em torno da bola.
OBJETIVO ESPECÍFICO : Seduzir o aluno para o mundo da leitura do livro para levá-lo a perceber  a junção de várias culturas com um mesmo sentido que o livro traz: o futebol.
DESENVOLVIMENTO : - Leitura do livro em voz alta pela professora;
- Roda de leitura onde os alunos compartilham a leitura, recontam e refletem  a história;
- Produção de Ficha de Leitura onde os alunos, agrupados, preenchem e explicam a compreensão da leitura do livro;
- Ilustração de personagens contidos no livro lido, literatura infanto-juvenil.
AVALIAÇÃO : A avaliação é feita durante toda e execução das atividades e participação dos alunos.

 livro BOM DE BOLA


PROJETO : A HISTÓRIA DE LAMPIÃO JÚNIOR E MARIA BONITINHA, da autora Januária C.Alves.
PÚBLICO-ALVO: 7ªsérie E, F e  6ªsérie C.
OBJETIVO GERAL : Mostrar ao aluno a vida  nordestina.
OBJETIVO ESPECÍFICO :   Transportar o aluno, através da leitura, para a cultura, os costumes, tradições e o romance nordestino.
DESENVOLVIMENTO :  - Leitura em voz  alta pela professora;
- Roda de leitura onde todos os alunos se envolvem na leitura e compartilham ideias;
- Reconto da história lida;
- Ficha de Leitura : atividade específica sobre o leitura do livo;
- Ilustração de personagens do livro lido.
AVALIAÇÃO : Durante todo o processo é observado o desempenho dos alunos na participação das atividades individuais e em grupos.


turma lendo o livro A História de Lampião Júnior e Maria Bonitinha





PROJETO:TEATRO / BÁRBIE- O QUE VOCÊ QUER SER ?

"Nossas alunas escolheram o livro da Coleção Bárbie O QUE VOCÊ QUER SER? para lerem.  Após a leitura do livro, as alunas apresentaram um teatro sobre o livro lido para homenagearem : o  Dia do Trabalhador, os 20 Anos da morte do nosso querido Ayrton Senna, ex-piloto da Fórmula 1 e a Copa Mundial de Futebol 2014".



Parabéns às alunas : Natacha 7F = Narradora

                               Jessica Ridellaine 7F = Bailarina
                               Ketilin 5B = Chef de cozinha
                               Gislaine 6B = Veterinária  
                               Kevelin 7F = Estrela de Rock
                               Isabele Lurdiane 5C = Piloto de Corrida
                              Vitória Natália 7F = Animadora de Torcida
                           Vitória Beatriz 5A = Acessora de casamento
alunas lendo o livro da  Bárbie ...







... trabalhando com as turmas do Projeto Bárbie
alunas que apresentaram o teatro da Bárbie para as 5ª séries
... a alegria e satisfação de nossas alunas após a apresentação do teatro 























PROJETO : O LADRÃO DE SONHOS E OUTRAS HISTÓRIAS,  do autor Ivan Ângelo.

PÚBLICO-ALVO: 7ªsérie D, período da tarde
OBJETIVO : Envolver os alunos na leitura do livro que conta o drama do cotidiano das pessoas que vivem e sonham como qualquer um de nós.
DESENVOLVIMENTO : - Leitura em voz alta pela professora;
- Roda de leitura onde os alunos compartilham ideias;
- Ficha de Leitura para melhor compreensão da leitura e escrita.
AVALIAÇÃO : Durante todo o processo é observado o desempenho dos alunos na participação das atividades individuais e em grupo.





O VALOR DOS LIVROS EMPRESTADOS
            Os alunos do período da tarde se sentem felizes e realizados quando mostram, em casa, os livros emprestados pela Escola. Situação que deve ser aproveitada para promover a leitura entre pais e alunos.
            O total de livros emprestados e lidos pelos alunos do período da tarde foi de 340 livros durante o 2º Bimestre.





            Alunos que mais se destacaram nos empréstimos de livros da Sala de Leitura, com média bimestral de 16 livros lidos :

 BRUNO RAFAEL SAMPAIO 6ªC
ANA CAROLINA BAPTISTA DE LIMA 6ªB
PAULO VINÍCIUS 6ªC                        





LIVROS FAVORITOS :  BÁRBIE E SUA COLEÇÃO
                               DIÁRIO DE UM BANANA - COLEÇÃO
                               QUERIDO DIÁRIO OTÁRIO - COLEÇÃO



Bruno Rafael 6ªC
 "Eu acho esse livro super bacana, pois tem tudo a ver com a realidade de nossos jovens"











CARTAZ DE DICAS DE LIVROS PARA SUGESTÕES DE LEITURA
           
Uma das nossas ações foi criar um espaço onde nossos alunos parceiros pudessem indicar boas  leituras. Profª.Sílvia da Sala de Leitura

             A Sala de Leitura tem propiciado aos nossos alunos momentos que despertam o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Produção de mural  com opiniões e ilustrações dos alunos sobre livros e sugestões de leitura



ALGUNS RESUMOS E ILUSTRAÇÕES DE LIVROS LIDOS EM CASA PELOS ALUNOS DA TARDE 

       "Quando o aluno empresta o livro para ser lido em casa, sugiro que após a leitura, faça um breve resumo da história  e uma ilustração da parte que mais gostou do livro. Ao entregar o livro e o resumo, eles também
contam a história, com a maior empolgação e entusiasmo e acabam indicando o mesmo livro para outros
colegas lerem".          
                                                                               Prof.Sílvia                


                                                                                    
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário