sábado, 29 de novembro de 2014

PROJETOS DE LEITURA DESENVOLVIDOS NA SALA DE LEITURA - 4º BIMESTRE PROF.SÍLVIA 2014

PROJETOS DE LEITURA DESENVOLVIDOS NA SALA DE LEITURA DURANTE O 4º BIMESTRE 2014 PELA PROFESSORA SÍLVIA






PROJETO DE LEITURA:  BAT PAT - O TESOURO DO CEMITÉRIO
AUTOR : Roberto Pavonello
PÚBLICO-ALVO : 6B
OBJETIVO : Estimular o gosto pela leitura do livro infanto-juvenil.
SINOPSE DO LIVRO: O livro conta as aventuras do morcego falante que são envoltas em mistérios e trapalhadas.
DESENVOLVIMENTO : - Leitura do livro, compartilhada pela professora e  alunos;
- Reconto da história lida;
- Produção de Ficha de Leitura;
- Ilustração de personagens do livro lido.
AVALIAÇÃO : A avaliação é realizada a partir da observação do interesse, participação e das atividades individuais e em grupo.

livro lido
































                              

momentos de leitura do livro  BAT PAT e Ficha de Leitura












PROJETO DE LEITURA: AMARELINHO
AUTOR :Ganymédes José.
RESENHA DO LIVRO : Amarelinho, loirinho, de oito anos, mora num barraco de favela com a mãe e cinco irmãos. Entre suas poucas opções de atividades, ajuda um grupo de amigos, todas crianças, a arrombar casas. Mas é sempre passado para trás, mesmo pelos colegas de delinquência. Seu sonho é ter uma metralhadora de brinquedo que vira numa loja, entra sozinho numa casa e rouba carteiras e jóias. Compra o brinquedo (a metralhadora) que cobiçava, mas é reconhecido na rua e levado para a casa das vítimas, que se condoem da sua situação. Isso não as impede de entregá-lo ao delegado, que o leva para a favela, para conversar com a mãe e avisá-la de que o menino irá para a Febem. A mãe, resignada, diz que vai ser bom para ele. Até o delegado sente um nó no estômago. A caminho da Febem, já sem o brinquedo que nem chegou a desembrulhar: pá-pá-pá-pá... Amarelinho continua a matar todo mundo (na imaginação)... até a mãe.
PÚBLICO-ALVO :6C
OBJETIVO ESPECÍFICO : Comparar a realidade vivida pelo personagem principal do livro com a  de nossos alunos.
OBJETIVO GERAL : Seduzir o aluno para o mundo da leitura do livro.
DESENVOLVIMENTO: - Roda de leitura,nas quais os alunos são incitados a lerem com propósitos definidos e depois compartilham as impressões sobre o que leram;
- Produção de Ficha de Leitura onde os alunos resgatam a ideia principal do livro, analisam, criticam, julgam e posicionam-se buscando uma melhor compreensão oral e escrita;
- Ilustração de personagens contidos no livro lido.
AVALIAÇÃO : A avaliação é feita durante toda a execução das atividades e participação dos alunos.


FOTO DO LIVRO LIDO
MOMENTOS DE LEITURA DO LIVRO "AMARELINHO"


NOSSOS ALUNOS PREENCHENDO A FICHA DE LEITURA DO LIVRO LIDO
                                 

























O VALOR DOS LIVROS EMPRESTADOS

           Os alunos do período da tarde, se sentem felizes e realizados quando mostram em casa os livros emprestados pela Escola. Situação que deve ser aproveitada para promover a leitura entre pais e alunos.
             O total de livros emprestados e lidos pelos alunos do período da tarde durante o 4º Bimestre foi de 242 livros, conforme gráfico abaixo. 
O total de livros emprestados e lidos para os alunos do período da tarde, durante o ano foi de 1940 livros. De gêneros variados: literatura infantil, literatura infanto-juvenil, gibis, poesias, contos, lendas, mistério, romance, suspense, literatura brasileira e outros.



            Parabéns aos nossos alunos leitores que mais se destacaram nos empréstimos de livros da Sala de Leitura:

KAREN 6B
MILENA O.PROCÓPIO 7D
MARIA APARECIDA 7D




CARTAZ DE DICAS DE LIVROS PARA SUGESTÕES DE LEITURA:










ALGUNS RESUMOS E ILUSTRAÇÕES DE LIVROS LIDOS EM CASA PELOS ALUNOS DA TARDE 

           "Quando o aluno empresta um livro para ser lido em casa, sugiro que após a leitura, faça um breve resumo da história e uma ilustração da parte que mais gostou do livro. Ao entregar o livro e o resumo, alguns deles, também contam a história, com a maior empolgação e entusiasmo e acabam indicando o mesmo livro para outros coleguinhas".
Professora Sílvia - Sala de Leitura
















ALGUNS COMENTÁRIOS FEITOS PELOS NOSSOS ALUNOS LEITORES SOBRE SEUS LIVROS FAVORITOS:

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. "Eu li esse livro várias vezes porque gostei muito, fala sobre o início das aventuras de um Bruxo muito famoso, quando ele entra na escola de magia e bruxaria de Hogwarts"


Briem Augusto Paixão 6C


MATEUS. "Achei o livro MATEUS não tão legal, mas acho que o menino tem uma grande imaginação. Ele imagina que um carro é uma nave espacial e que um cabo de vassoura é um cavalo com asas. Vale a pena ler !".
Robert 6C            



NIKE NÁUSEA. "Eu li um livro chamado NIKE NÁUSEA, é muito engraçado, com um  montão de piadas em tirinhas, com uma variedade de personagens.É mais recomendado para crianças, porque tem palavras fáceis de lerem".

João Victor Mendes 6C


"Eu li um livro chamado A CHEGADA DOS PORTUGUESES, que estes chegam ao Brasil e encontram os índios e acabam lutando. O livro é legal e recomendo !"

David 6C


ESPANTO TOTAL. "Li o livro ESPANTO TOTAL.
Ele conta as lendas do Brasil e outros países, os fatos são científicos".

                                                    Paulo Vinícius Sebastião 6C




SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO. "Scott Pilgrim, um jovem de 24 anos, começa a namorar uma garota chinesa, do colegial. De repente, começa sonhar com outra menina : Ramona Flowers, que conhece na festa de sua amiga Júlia e começa ter sua grande aventura contra os ex-sete namorados da Ramona...
            Bom pessoal, leiam o livro e me contem o que acharam! "


Matheus Cordeiro 6C





MURAL DA SALA DE LEITURA 4ºBIMESTRE 2014





















23 DE NOVEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO


    No dia 23 de novembro, comemoramos o Dia Internacional do Livro. Na história da humanidade, o livro foi evoluindo através de diversos formatos. Na antiguidade, o livro era um tijolo de barro, argila ou pedra onde eram gravados os textos. Já nas tribos da Índia, eram feitos de folhas de palmeiras, enquanto para os maias e os astecas eram confeccionados de um material encontrado em casca de árvore e a sua madeira, com formato de sanfona. Os romanos escreviam textos em pedaços de madeira cobertos por cera. Um tempo depois, os egípcios passaram a escrever seus textos em rolos de papiro que chegavam a vinte metros de comprimento.
    Ainda na antiguidade, surgiu o pergaminho. O pergaminho era uma folha feita geralmente de pele de carneiro, durava mais que o papiro e era melhor para escrever. O papel veio com um chinês. Mercadores árabes que iam comprar mercadorias chinesas aprenderam a técnica de fazer papel, e ensinaram para os europeus.
    Mas somente na Idade Média que os livros começaram a ficar perecidos com os  de hoje. Quem fazia os livros naquela época eram os monges copistas. Estes eram muito caros e raros, só os ricos e membros da igreja podiam comprá-los.
   Muito tempo depois, o alemão Johann Gutenberg inventou a prensa. Esta funcionava à mão e utilizava letras de chumbo em relevo. Assim, foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível de modo que todos pudessem comprar.
   O hábito da leitura deve ser iniciado ainda nos primeiros anos de vida. A leitura desenvolve a capacidade cognitiva, aprimorando a linguagem, a escrita e a comunicação interpessoal, adquirindo conhecimento, argumentação, crítica e tomada de decisões que são aspectos fundamentais para o exercício da cidadania.(Wikipédia)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário