segunda-feira, 23 de maio de 2016

NOME DO PROJETO
ESCOLA: E. E. Profª Wanda Costa Daher
PROFESSOR(ES) RESPONSÁVEIS: Josimara Deamatis Beloto e Suzana Peireira.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Duas semanas.
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental.
DURAÇÃO: 10 dias.
NOME DO PROJETO: Malba Tahan.


JUSTIFICATIVA:
Procure respostas claras para as seguintes questões:
1. Por que é importante fazer o projeto?
Aproximação do educando e professores, colocá-lo como protagonista das ações solicitadas, responsabilidade, interação, trabalhar em equipe e compartilhar saberes.
2. Quem se beneficiará?
Alunos, professores, gestão, comunidade. Todos estarão inseridos e se beneficiando com o ato de ler e escrever. Além disso, a operacionalização das capacidades leitoras, e descobrir o prazer para com a matemática.
OBJETIVOS:
1. O que a escola pretende alcançar com o projeto?
Favorecer ao educando aprimoramento do raciocínio; vivenciar a matemática e contextualizá-la no seu cotidiano.
2. O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
O projeto deve mudar na escola o modo/maneira como trabalhar matemática.
3. Quais competências especificas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fazes do projeto?
Levar o aluno a aprender de maneira lúdica a importância dos cálculos e sua empregabilidade.
Fazer com que os alunos desenvolvam algumas habilidades e competências como por exemplo, compreensão do texto proposto e resolução de problemas.
Aprimorar no aluno a capacidade de fazer cálculo mental.

METODOLOGIA:
1.Qual a forma que vou utilizar para desenvolver o projeto?
O projeto sugere a organização do trabalho em dez encontros (seqüenciais ou não, conforme a disponibilidade do professor), com momentos de leitura oral, pausa para reflexão e questionamentos. Nessa dinâmica, é importante que o trabalho com as questões facilitadoras da compreensão e da crítica leitoras seja oral em caráter colaborativa, para que o aluno possa exercitar conscientemente a capacidade de raciocínio.

RESULTADOS ESPERADOS/ALCANÇADOS:
Esperados: Despertar mais interesse, pela matemática e descobrir o prazer que ela pode proporcionar.
Alcançados: Os alunos entenderam a proposta e começaram, relacionar seu contexto com a matemática.

REFERÊNCIAS:
O livro de Aladim – Malba Tahan
Novas lendas orientais – Malba Tahan
Melhores Contos – Malba Tahan
Matemática em todo lugar – Vídeo do You Tube.

CRONOGRAMA

AÇÃO
PRAZO
RESPONSÁVEL
Reunir os alunos na sala de leitura, pedir para que todos sentem em grupo.
Levante hipótese de como pensar na Matemática no cotidiano.


10 dias.
Josimara D. Beloto.
Suzana Peireira.




ANEXOS:
Figura 1: Projeto Malba Tahan: Livros usados no projeto com os alunos.



                        Fonte: Arquivo de projetos.

 Figura 2: Projeto Malba Tahan: Alunos expondo seu ponto de vista a respeito do tema.
                     

                          

                           Fonte: Arquivo de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário