quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

E.E. “Profª Wanda Costa Daher”

Projeto de leitura/2013

Obras:
1-O menino do pijama listrado - john Boyne
2-O gênio do crime - João Carlos Marinhos
3-Espiando o mundo pela fechadura - Laé de Souza

Turmas:
7ªA   e   8ªA  .  8ªB  .  8ªC  . 8ªD

Profª.  Maria das Graças F. Brisola


A leitura em sala de aula proporciona ao aluno a possibilidade de aprimorar sua competência leitora, de ampliar suas experiências através da sensibilidade, da criatividade e da afetividade.  Ler é exercitar a habilidade de relacionar fatos e dados, de observar, de fazer associações às experiências de vida, de entrar em contato com o autor. Ler é um exercício de construção do significado do texto, de  acrescentar mais  ao conhecimento que já possui sobre um determinado assunto, de viajar em outros mundos e culturas, de ampliar conhecimentos, autonomia e competência leitora.


Justificativa:
Este projeto visa incentivar o aluno a ler, em especial o texto literário,   colaborar para que leia com domínio os diversos gêneros textuais  e  apreenda os vários aspectos da leitura.


Objetivos:
Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
Aprimorar as habilidades linguísticas de ler, escrever, falar e ouvir;
Auxiliar o aluno no processo de constituição de sua identidade e na formação de valores próprios;
Enriquecer o vocabulário;
Estimular a sensibilidade, a criatividade e a  afetividade do aluno;
Exercitar as habilidades de observar, localizar, sequenciar, relacionar fatos e dados, sentimentos e emoções através das experiências vividas pelas personagens.



Atividades:
Leitura compartilhada,
Leitura pela professora,
Discussões dos temas abordados, em roda de conversas,
Opinar através da oralidade  e da  escrita sobre fatos vividos pelas personagens em seus contextos históricos,
Diário de leitura,
Análise das personagens,
Releitura de capítulos,
Preenchimento de fichas literárias,
Vídeos, Filmes,
Confecção de marcadores de páginas.



Avaliações:

Os alunos serão avaliados através da:
Da participação, cooperação e prontidão no decorrer do projeto,
No seu desenvolvimento e comportamento do hábito leitor,
Na organização e desenvoltura da oralidade e da escrita,
No compromisso e capricho para com os trabalhos propostos.



Agradecimento:
Agradeço à professora de história Rita Constâncio Neves que tão prontamente antecipou o seu conteúdo, trazendo às oitavas informações sobre a Segunda Guerra Mundial.


Um pouco sobre cada uma das obras:


Resumo do Livro:
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto, Hitler, judeus, também não  imagina o que está acontecendo com seu país em relação à Guerra, e muito menos  que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim, seus amigos  e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do seu quarto, ele  pode ver uma cerca e,além dela, centenas de pessoas de pijama,  o que sempre o deixa com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

O Filme:
Sensível. Uma obra que  completou  o livro através da perfeita escolha do elenco, da caracterização das personagens e, particularmente,  da casa da família do  Bruno.






Espiando o mundo pela Fechadura é mais das obras de Laé de Souza e  faz parte  de um projeto cultural desenvolvido por ele. O livro é uma coletânea de crônicas inteligentes, perspicazes que através de uma linguagem simples e leve  abordam  fatos óbvios e corriqueiros da vida social e política das pessoas. Suas crônicas possibilitam uma abordagem sobre  temas importantes como drogas, violência, desesperança e tantos outros e, que com uma aparente despretensão,  pode abrir os olhos dos alunos.
Este livro, no Projeto de Leitura do Wanda Costa Daher, foi trabalhado em particular com a oitava B e algumas crônicas com as demais séries.







A história do Gênio do Crime se passa em São Paulo e já  no começo apresenta  os três amigos  e estudantes que viriam a se tornar os protagonistas da trama Edmundo, Pituca e Bolacha que  são alunos da quinta série do colégio Três Bandeiras. No seu início o autor nos leva  à trama  principal: um álbum de figurinhas de futebol que se a pessoa conseguisse completar esse álbum, poderia pegar uma série de prêmios. Para Edmundo faltava apenas uma figurinha, a do craque Rivelino...Pituca sugeriu  que havia um cambista na cidade que vendia figurinhas abertas e, assim ele poderia completar o álbum. Durante esta busca, os meninos percebem que havia muitos garotos na mesma situação de Edmundo e que os prêmios estavam suspensos,  pois havia alguém falsificando as figurinhas. Depois de muito  tumulto, o dono da Fábrica de figurinhas consegue convencer os três amigos a sair à procura do bandido. E assim, começa a grande aventura de Pituca, Bolacha e Edmundo.

                        


Alunos da sétima A confeccionando marcadores de livro.













Marcadores de livros



Nenhum comentário:

Postar um comentário