terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PROJETOS DE LEITURA REALIZADOS PELA PROFESSORA DE ARTE - 2013

LIVRO: A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

REALIZADO PELA PROFESSORA DÉBORA S. PEREIRA - ARTE

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede" Carlos Drummond de Andrade

INTRODUÇÃO:

O livro conta a história de um garoto que fica órfão depois de um incêndio no museu onde seu pai trabalhava. Após a tragédia ele vai morar com o tio alcoólatra em uma estação ferroviária e aprende a consertar e fazer a manutenção dos relógios da estação. Sem objetivos para continuar vivendo, o garoto deposita toda sua ansiedade em um projeto, fazer funcionar novamente um autômato que o pai estava consertando antes de falecer. A aventura de chegar ao seu objetivo, fazer o autômato escrever novamente, faz com que Hugo conheça Isabella, uma garota que será a ponte entre ele e o inventor do autômato. O livro é cheio de figuras e com uma linguagem jovem e envolvente.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a criatividade e o gosto pela leitura.

METODOLOGIA:

Inicialmente a leitura era feita pelo professor de forma cênica, para estimular a curiosidade dos alunos,  depois de algumas aulas os livros foram entregues individualmente mas a leitura era para toda a turma ouvir, uma leitura coletiva.
Quando finalizado o livro, todos assistiram ao filme que é baseado no livro. Após o filme foram realizados debates, para analisar as partes iguais do livro e filme e as que se modificaram no filme.
Para concluir foi feito uma atividade de ilustração e descrição do livro comparando com o filme.



LIVRO: ANA E PEDRO - CARTAS

REALIZADO PELA PROFESSORA DÉBORA S. PEREIRA - ARTE

"Creio que uma forma de felicidade é a leitura". Jorge Luis Borges


INTRODUÇÃO:

Ana mora em São Paulo, gosta de ler, de ir ao cinema e de estar à beira-mar. Pedro é de Belo Horizonte, gosta de futebol, escreve poesias e ama as  montanhas. Durante um ano eles trocam cartas e também livros, poesias, ternura. A relação desses dois adolescentes vai se estreitando e a vontade de se conhecerem pessoalmente cresce. Durante um ano, trocaram cartas verdadeiras, construindo uma bonita história da descoberta do amor e da ternura. Da descoberta do outro.

O projeto foi desenvolvido com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular a criatividade e o gosto pela leitura.

METODOLOGIA:

Inicialmente a leitura era feita pelo professor de forma cênica, para estimular a curiosidade dos alunos, depois de algumas aulas, as leituras foram feitas de forma compartilhada. Foram realizadas rodas de conversa sobre as formas de escrita, o uso da internet, temas como o amor e o gosto por poesias.
O trabalho finalizador do projeto foi uma carta contando o encontro dos personagens, porque o livro não descreve. Cada aluno tinha que se fazer passar por Ana e Pedro e escrever uma carta descrevendo o encontro entre os personagens, o que diriam, o que fariam, suas impressões, emoções e expectativas quanto ao outro e o amor que nasceu entre as cartas.


LIVRO: ESPIANDO O MUNDO PELA FECHADURA


REALIZADO PELA PROFESSORA DÉBORA S. PEREIRA - ARTE

"A leitura engrandece a alma". Voltaire


INTRODUÇÃO:

A obra traz crônicas bem-humoradas de situações inusitadas, narradas com sutileza e sagacidade pelo autor Laé de Souza. Apresenta ainda, ilustrações de estudantes de 12 a 17 anos, vencedores de um concurso realizado em escolas públicas pelo próprio autor.

METODOLOGIA:

Inicialmente a leitura era feita pelo professor de forma cênica, para estimular a curiosidade dos alunos, depois de algumas aulas os livros foram entregues individualmente, mas a leitura era para toda turma ouvir, uma leitura coletiva.

O projeto foi desenvolvido pelo sétimo ano do Ensino Fundamental. Houve rodas de conversa sobre as histórias. Para a finalização do projeto os alunos da sala desenharam uma cena de uma das crônicas lidas.


PROJETO DE FOTOGRAFIA


REALIZADO PELA PROFESSORA DÉBORA S. PEREIRA - ARTE

"A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam". Andy Warhol

INTRODUÇÃO:

Os primeiros homens já deveriam ter experimentado o fenômeno da ótica fotográfica. Aristóteles, cerca de 300 a.C., já havia detectado esse fenômeno ótico. Um dos maiores cientistas da ótica de todos os tempos, Ibn aL-Haitham (10 séculos d.C.), conhecido no Ocidente como Alhazen, foi um dos primeiros no Ocidente a estudar o comportamento dos raios luminosos. Muitos cientistas futuros utilizaram os conhecimentos de Alhazen para estudos de imagens.
A fotografia sempre fará parte da vida do ser humano, registrando e eternizando os momentos mais marcantes da história.

METODOLOGIA:

Iniciamos com a história da fotografia através de vídeos e textos, depois alguns artistas e suas obras foram apresentados intercalando com teorias e aulas práticas de fotografia.

O projeto foi oferecido aos alunos do Ensino Fundamental II e a finalização do projeto foi um book dos alunos e de alguns ensaios fotográficos feitos por eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário