terça-feira, 29 de abril de 2014

PROJETO MATEMÁTICA NA PRÁTICA PROF PATRICIA

MOTIVAÇÃO E OBJETIVO: todos os anos, ao apresentar um conteúdo novo ou retomar um como introdução de um  conteúdo novo, temos nos confrontado com a ideia prática que muitos alunos buscam e expressam: "no que vou usar isso no futuro?"
É de se estranhar que uma questão tão frequentemente levantada não nos motive a respondê-la em sua essência. Sabemos que a matemática é presente no  dia a dia, além de ser uma faculdade inerente à condição da existência humana, nascemos com ela, antes mesmo da fala reconhecemos a ideia de quantidade, então por que a dificuldade? Por que a falta de interesse? Por que a dúvida quanto à sua utilidade? Por que os baixos índices de aprendizagem?
Refletindo nisso, imaginei que levando nossos alunos a uma vivência prática, construir uma situação real em que possamos usar os conceitos matemáticos presentes no conteúdo proposto, fosse possível alcançar um percentual maior na aprendizagem, ou que a fizesse mais concreta para nossos alunos, lhes permitindo compreender o uso prático e cotidiano da matemática.
METODOLOGIA: as atividades deste projeto ocorrerão preferencialmente ao final da aplicação de um conteúdo, após domínio da prática matemática, apresentaremos uma ação possivelmente rotineira, como:
-ida ao supermercado(que será montado em sala de aula - trabalhando operações em Q)
-piquenique com frações (cada aluno terá que descobrir a porção que lhe cabe de um bolo, por exemplo, por meio do conceito de frações e, após isso terão que converter as frações em unidades de medidas como ml, kg)
-construção de maquetes(leitura do livro das formas do Sr.Formalindo e construção de um livro próprio, dando base para a geometria espacial, e esta será trabalhada em construção de maquetes, como nos tabloides de empreendimentos do ramo da construção civil, como pequenos engenheiros, os alunos desenvolverão a maquete da casa dos seus sonhos,  e durante essa construção demonstrarão o domínio quanto a área, volume e a construção do objeto geométrico que representará os itens de sua casa).
-cálculo dos custos (com os tabloides de loja de materiais de construção, os alunos irão desenvolver o cálculo dos custos de alguns materiais utilizados para a maquete, que estará reduzida em escala, como o piso, por exemplo).
Obs.: O desenvolvimento de cada uma dessas situações será detalhadamente descrito em "subprojetos", anexados a este, de acordo com sua ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário